sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Expectativa 2013 - Star Trek Além da Escuridão

Em 2009 quando fui assistir Star Trek, reboot da série de TV/Filmes, dirigido por J.J. Abrams a expectativa era a de um cara que sempre viu as aventuras da Enterprise pela TV e que assistiu no cinema apenas dois filmes, todos com o elenco de A Nova Geração, da série. Pensava: agora sim vou assistir uma história com Kirk, Spock, McCoy... Mas ao mesmo tempo tinha o receio de os personagens não estarem com a cara e as atitudes de William Shatner, Leonard Nimoy ou DeForrest Kelley. Enfim, fui com meu tio, que me levou ao conhecimento trekker e ainda levei a minha namorada, que nunca viu nada de Star Trek.

No final do filme, quando os créditos começaram e a música tema da série original tocou, nada poderia ser melhor que o sorriso que estava no meu rosto. J.J. Abrams acabara de me apresentar um universo com os mesmos personagens, mas com uma nova cara. Uma cara de moderno, mas sem deixar a alma do antigo. Com um roteiro que envolve viagem no tempo e cria uma nova realidade (nada é mais sci-fi do que isso!!), o novo Star Trek se deu o privilégio de ter uma identidade própria, criar coisas novas e destruir coisas velhas. Vislumbrar a nova Enterprise, com um certo tom de Apple no design, era sensacional para mim.

Entretanto, o maior acerto do primeiro filme, na minha opinião, e consequentemente cria mais expectativa para a continuação é o elenco. Chris Pine tem todo o heroísmo e canastrice do Kirk de Shatner. Karl Urban é assombroso na semelhança com os trejeitos de Kelley com o seu McCoy. O Spock de Zachary Quinto é ótimo, mas na minha opinião, não conseguiu chegar ao nível dos outros. Zoe Saldana, como Uhura e o sempre excelente Simon Pegg, como Scotty, além da dupla Sulu e Chekov, de John Cho e Anton Yelchin, são excelentes e todos têm seu grande momento no filme.

O filme realmente era da tripulação, o que acabou deixando o vilão Nero, feito por Eric Bana, mais fraco. As participações de Winona Ryder e do Spock da "antiga realidade", Leonard Nimoy, só deixam o filme melhor.

Mas vamos ao que interessa, o que esperar de Star Trek - Além da Escuridão (Star Trek Into Darkness)?

Eu estou esperando MUITO do novo filme! A história ainda que mantida em sigilo, já apresenta em seus trailers que haverá uma vingança. O personagem de Benedict Cumberbatch (Sherlock) quer se vingar e ao que tudo indica, provocará o caos na Federeação. Muito se especula se ele será o grande vilão Khan Noonien Singh. Abrams nega. Sites especializados afirmam que é.

De certo temos que Abrams só vem amadurecendo a cada novo filme. Depois de uma grande homenagem aos filmes dos anos 80, com Super 8, o diretor ainda produziu Missão: Impossível - Protocolo Fantasma, o maior sucesso da franquia protagonizada por Tom Cruise.

Com o sucesso do primeiro Star Trek, Além da Escuridão tem uma missão bem maior. Dar continuidade ao reboot de 2009, agradar aos fãs do original e, agora, aos novos fãs de Kirk e da Enterprise. E olha, tô achando que vai conseguir, hein?

Ps.: O FILME AINDA TERÁ A PARTICIPAÇÃO DOS KLINGONS!




Nenhum comentário:

Postar um comentário